3.7.08

Loreena McKennitt

Gostaria de apresentar-lhes a dona da voz que me acalma nas horas de desespero e me faz viajar livremente por um universo distante e misterioso: Loreena McKennitt.


Juntar a cultura celta a elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Some-se a isto vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas. A receita desta mistura é o sucesso da canadense Loreena McKennitt.
Loreena possui uma voz que ela explora sem cair nos arroubos desnecessários. Tudo é encaixado perfeitamente na estrutura musical, que ela mesma assina. Ela assina nada menos do que as composições,arranjos, produção e até a distribuição dos seus trabalhos. Os discos de Loreena são lançados pela Quinland Road. Nunca ouviu falar? Não admira... a QR tem como contratados a intrumentista e cantora Loreena McKennitt. Só. Ela fundou seu próprio selo para distribuir seus discos no Canadá, mas como seu nome e sua música atravessando as fronteiras do país, Loreena associou-se à Warner que colocou seu quarto álbum, The Visit, em 31 países. O disco foi platina dupla no Canadá e vendeu 300 mil cópias em outros países (200 mil só nos Estados Unidos). O CD também recebeu disco de ouro em países como a Austrália, Nova Zelândia, Itália e Espanha. A gravadora de uma única artista mostrou-se um sucesso e já vendeu mais de 4 milhões de álbuns em 40 países. O CD The Book of Secrets é um poderoso exemplo das qualidades do trabalho de Loreena, retrabalhando musicalmente, à maneira de um mosaico, influências tão diversas quanto as paisagens da natureza siberiana, as andanças do aventureiro Marco Polo ou o espetáculo proporcionado pelos áureos tempos de Veneza.
Desnecessário dizer que não foi sempre assim. Tal como muitas crianças, Loreena demonstrou um óbvio interesse pela música. Foi então que se iniciou o seu treino formal, apesar de a certa altura querer ser veterinária quando crescesse. Não é uma ocupação fora do comum para uma filha de um comerciante de gado em Morden, Manitoba. Mas o amor pela música foi mais forte do que a criação de animais. Cedo ela começou a aprender música. Loreena estudou piano clássico por 10 anos e canto durante cinco anos. Ela cantou em corais, apresentou-se em clubes locais de música folk e espetáculos musicais da região nos anos 70. No início dos anos 80, Loreena mudou-se para Stratford, Ontario, onde trabalhou como compositora, atriz e cantora no Festival Shakespeareano do Canadá. Não iria demorar muito para que ela partisse rumo a Toronto. Com a harpa debaixo do braço, os cabelos vermelhos soltos caindo pelos ombros, Loreena era uma figura e tanto. Chegou a representar o Canadá em apresentações dentro e fora do país, escreveu trilhas sonoras para filmes e tocou em festivais. Isto até 1985, quando ela lança seu primeiro disco.
Segundo Loreena, "quando a música é tocada para o público, sempre há uma dinâmica e personalidade própria, que depende da química do dia, da interação dos músicos com a platéia e o lugar onde estão tocando. E é claro, ao vivo, a música tem sua dose de espontaneidade". Pensando nisso, Loreena resolveu gravar um álbum ao vivo, durante a turné de "The Book of Secrets". A exótica e eclética mistura de experiências, do sublime ao ridículo, do tocante ao enfurecedor, do revigorante à exaustão.
Se você pensa que ouviu uma canção familiar na grande (ou na pequena) tela ultimamente, você pode estar certo. "The Mystic's Dreams" é apresentada extensivamente no filme As brumas de Avalon; partes de "Bonny Portmore" e "Cé Hé Miss Le Ulaingt/The Two Trees" aparecem em Highlander III, e passagens de "The Lady of Shalott" foram usadas em Leolo. Recentemente, nos créditos de Due South incluem o uso de "Prospero's Speech" e "Tango to Evora" em Northern Exposure e muitas faixas em Strange Luck. Também "Ancient Pines" faz parte da trilha do filme Goddess Remembered. Não tão nobre como a trilha de um filme, Loreena chegou à trilha da novela global Corpo Dourado com "The mummers' dance" o que, de certa forma levará sua música a um público maior.
Continue lendo sobre a biografia dessa incrível cantora no site : http://minerva.ufpel.edu.br/~bira/loreena/lm_01.html

Nenhum comentário: