12.6.08

Dolores O'Riordan

Dolores Mary Eileen O'Riordan Burton (Dolores O'Riordan) é uma cantora irlandesa nascida em 6 de Setembro de 1971 na cidade de Limerick. Foi o vocal da banda The Cranberries que a deu imensa notoriedade.
Em Março de 2007 lançou o álbum "Are You Listening?" pela Sanctuary Records atingindo um total de 650 mil cópias ao redor do mundo e ganhando o "European Breaking Borders Award", prêmio concedido pela União Européia com o intuito de incentivar a produção cultural do continente. O trofeu é concedido à 10 músicos em ascenção cujo 1º trabalho tenha tido boas vendas fora do seu país de origem.
Durante o ano de 2007 Dolores saiu em uma grandiosa turnê ao redor do mundo passando principalmente por países onde nunca esteve com o The Cranberries. Utilizando o slogan "A Voz do The Cranberries" Dolores atraiu milhares de pessoas em shows intimistas e em locais de menor capacidade (diferente dos estádios e arenas onde a banda costumava tocar).
Totalizando 71 shows entre turnê e eventos promocionais, Dolores chamou a atenção do público e da crítica por reviver os antigos sucessos do The Cranberries misturados às músicas do seu álbum solo. Com cabelo comprido e ótima forma física a cantora encantou ao demonstrar um vigor extraordinário pulando e correndo no palco além do contato com os fãs. Com a grande maioria dos shows esgotados um dos grandes destaques foi o show em Santiago, Chile, onde o show foi tão esperado que esgotou os ingressos e deixou centenas de pessoas do lado de fora do Teatro Caupolicán.
A banda que a acompanha é composta por:
Graham Hopkins - Bateria, Percussão e Vocais
Marco Mendoza - Baixo, Guitarra e Vocais
Steve Demarchi - Guitarra e Vocais
Denny Demarchi - Teclado, Guitarra, Flauta e Vocais
Ultimamente Dolores está fora da mídia e supõe-se que esteja produzindo um 2º CD solo. A gravadora Sanctuary Records foi comprada pela Universal Music (gravadora do The Cranberries) em meados de 2007, fato que atrapalhou e muito na divulgação de "Are You Listening?" e praticamente deixou Dolores como cantora independente. Ainda não se sabe qual a atual gravadora ou se a cantora lançar seu próprio selo discográfico.
Dolores tem três filhos (Taylor de 11 anos, Molly de 8 anos e Dakota de 3 anos) e um enteado de 16 anos filho do primeiro casamento de Don Burton, seu marido há 14 anos. Além disso, ele também é o atual empresário de Dolores.

Dolores O'Riordan em SP – Agosto 2007
Foi na Via Funchal (zona sul de SP) que a ex-vocalista do Cranberries Dolores O'Riordan, 35, cantou "hits" do Cranberries e de seu CD solo (Are you Listening?) para cerca de 3 mil fãs do Cranberries. Metade da apresentação, de uma hora e meia e 20 canções, foi reservada para as faixas da 2ª banda da Irlanda de maior êxito no mundo do pop. A vocalista se separou do Cranberries em 2003.
Dolores abriu com Zombie, uma jaqueta de couro e uma blusa preta com a palavra "fé", escrita em inglês. Vieram "Animal Instinct", "Linger" e "Salvation". A apresentação esquentou, a jaqueta foi para qualquer canto do palco e a camiseta ficou verde-amarela, do Brasil.
No bis, mais "clássicas": "Ode To My Family" e "Dreams", com direito a passinho combinado do pessoal do gargarejo (próximo ao palco). Os fãs levantaram bexigas vermelhas, em referência à capa do álbum "Wake up and Smell the Coffee".
As mais festejadas do CD solo de Dolores ("Are You Listening?") foram "Accept Things" e "Ordinary Day". Ao vivo, o novo álbum mostrou sons mais pesados e vocais distorcidos.
Além de agradecer ao público, a cantora irlandesa esteve cuidadosa o bastante para guardar tudo o que era jogado no palco --buquê de rosas, ursos de pelúcia, cartas de papel, três camisetas do Brasil e uma bandeira. Animou fãs jogando água em si mesma e na platéia, que era composta em sua maioria por maiores de 18 anos, casais jovens, muitos do mesmo sexo.

+ Leia mais sobre The Cranberries: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_cranberries

+ Baixe agora o álbum solo de Dolores: http://www.4shared.com/file/28325317/6e830028/Dolores_O_Riordan_-_Are_You_Listening_2007.html?s=1


-------
Fala a verdade...Alguma música do The Cranberries já marcou algum momento de sua vida, né?Até breve!

Nenhum comentário: